"

O papel do pastor na formação do caráter da ovelha


  Sabemos que quando uma criança nasce, ela não nasce com o caráter pronto, mas é necessário que tal criança seja ensinada e instruída para que por intermédio dos ensinos seja por palavra ou por exemplo, ela venha a alcançar uma determinada maturidade, formando assim seu conjunto de hábitos, crenças e valores. 

  Assim como o exemplo desta criança recém-nascida, a alma de um novo convertido também precisa ser instruída e ensinada para que seu caráter cristão seja formado a semelhança do caráter de Cristo. Exatamente neste momento que entra o papel do pastor na formação do caráter cristão. Entre as muitas funções que o pastor desempenha, "trabalhar no caráter das ovelhas" julgo eu ser uma das mais importantes do ministério pastoral, para tal função é fundamental que primeiramente o próprio pastor já tenha o seu caráter totalmente transformado pelo Espírito de Deus, tornando-se o exemplo de todo o rebanho.

  Para obter o sucesso desejado no desenvolvimento do caráter cristão de suas ovelhas é necessário que o pastor receba a perfeita ajuda do Espírito de Santo de Deus, além das aplicações do ensino bíblico, instrução, orientação pela palavra de Deus e até mesmo repreensões para que as ovelhas possam desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo. Por mais que seja difícil, o pastor nunca deva desistir de trabalhar com o Espirito Santo para a formação do caráter de Cristo nas ovelhas. (Gálatas 4:19) "Meus amados filhos, novamente estou sofrendo como que com dores de parto por vossa causa, e isso até que Cristo seja formado em vósO caráter do pastor reflete no caráter das ovelhas.

0 comentários