"

O que é caráter?


  Caráter é a maneira de ser de uma pessoa que avaliado pela sua conduta. É a soma de suas qualidades e defeitos morais integrados na sua personalidade, “CARÁTER” é uma palavra grega que aparece no Novo Testamento uma única vez, em (Hebreus 1.3) e está traduzida por “imagem” (Edição Revista e Corrigida). Cristo é a “mesma imagem de sua essência”, quer dizer que tem o caráter idêntico do Pai. Conduta é a maneira habitual de comportar-se, a maneira de viver. A conduta de uma pessoa manifesta o seu caráter.

  A meta do Cristão é ser como Jesus, quer dizer, ter caráter de Cristo. Isto é uma síntese do que devemos chegar a ser, por isso nossa conduta deve ser como a Sua. “Aquele que diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou” (1 Jo 2:6). A análise desta definição consiste em descrever todas as qualidades morais de Cristo revelados nas Escrituras, as quais são o projeto total do que Deus quer formar em cada um de seus filhos.

  A primeira descrição do caráter de um cristão. Está no sermão da montanha, nas bem-aventuranças. O sermão da montanha é o primeiro catecismo de transmissão oral e em seguida a primeira parte escrita do evangelho. O verbo aqui é “SER” (os que Página 6 são humildes, os que são mansos). Bem aventurados, felizes, ditosos, afortunados. A felicidade não é um objetivo é sim uma conseqüência, é a conseqüência de ser como Deus quer e fazer Sua vontade. Justamente “Caráter” é aquilo que somos e o que determina nossa conduta. Jesus indica as oito qualidades de caráter que deve distinguir a seus discípulos. Na realidade estas bem aventuranças são a descrição das virtudes do caráter de Jesus e o que Deus quer formar em nós.  Autor: Jorge Himitian

0 comentários