O Caráter da Disciplina de Deus


  A disciplina de DEUS é uma clara demonstração do Seu amor por nós. Olhando para Laodicéia vemos o SENHOR dizer que essa Igreja estava morna, indiferente a Ele; sua condição exterior é digna de lástima; quanto a sua espiritualidade ela era pobre, como um mendigo que rasteja pedindo esmolas; Laodicéia era uma Igreja sem visão espiritual; ela estava mentalmente cega; e por último, o SENHOR diz que essa Igreja se encontra moralmente exposta, isto é, sua vergonha está exposta. Agora o SENHOR diz a esta Igreja que Ele a ama apesar dela ser o que é. Mas, também, Ele diz que irá discipliná-la. É sobre esse tema que estaremos estudando.

O caráter da disciplina do SENHOR.

  A palavra "disciplina" que o SENHOR usa aqui em Apocalipse 3.19, é o termo grego elegcho, que significa: "corrigir", "admoestar energicamente". Toda a carta a Igreja de Laodicéia é uma clara admoestação do SENHOR. Nessa carta o SENHOR JESUS está atraindo a Igreja para Si. Quando lemos a Bíblia, vemos que não há nenhum versículo que nos ensine que DEUS disciplina os incrédulos. A esfera da disciplina se limita aos cristãos salvos em CRISTO JESUS; e o motivo da disciplina de DEUS é que sejamos participantes da Sua santidade.

Podemos concluir a leitura desses textos com três assertivas:

1ª DEUS nos disciplina a fim de podermos participar da Sua santidade.

2ª Nosso querido e maravilhoso Pai Celeste só cessará de nos disciplinar quando Sua santidade for manifestada em nós.

3ª A santidade é a natureza de DEUS; então, participar da santidade de DEUS é participar da Sua natureza.

A disciplina está relacionada com a nossa responsabilidade.

  DEUS não é tolerante como o homem, porque Ele disciplina os seus filhos. Se DEUS não disciplinasse seus filhos, Ele seria negligente. Quando DEUS colocou o homem no jardim do Éden, Ele disse ao homem, que pudesse comer de todas as árvores do Jardim, mas, da árvore que se encontrava no meio do Jardim, dela não comesse e nem tocasse. O que era isto? DEUS colocando limites no relacionamento entre Ele e o homem. Colocando responsabilidades. Quando falhamos nas nossas responsabilidades, somos disciplinados pelo nosso Pai Celeste. Quando vier a era do reino, muitos cristãos serão disciplinados. Eu sei que isso parece uma grande heresia para alguns cristãos. Mais é isso que a Bíblia ensina de capa a capa. O que me torna seguro em não me abater com as críticas, é porque eu estou ensinando a Palavra de DEUS, e não sou eu que estou dizendo isso, é a própria Palavra de DEUS que diz. Nesse tempo em que o nosso Pai celeste está trazendo uma reforma sobre a sua Igreja, Ele vai desnudar os nossos olhos, para contemplarmos a sua verdade, livre das "teologias" dos homens. Até hoje, temos dado mais crédito aos ensinos dos homens do que à Palavra de DEUS. Para alguns hoje é mais importante o que alguém diz, do que, o que a Palavra de DEUS diz.

Autor: Luiz Fontes

0 comentários