Filosofia e o Caráter Humano ▶ Oton Rodrigues


  Amor aos pensamentos: Como é chamada a filosofia entre seus estudantes, ou se preferir o termo mais acadêmico de filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filosofar e pensar, questionar, investigar para se chegar o mais próximo do que é real ou verdadeiro. Como a filosofia se encaixa no desenvolvimento do caráter e na formação do caráter humano?

  Por mais que pareça que a filosofia tem muito a ver com ética e pouco com caráter, na verdade se buscarmos na historia da filosofia veremos que muitos foram os filósofos que pensaram sobre o caráter humano, alguns de forma mais acadêmica e outras de forma mais casual, eu poderia citar alguns filósofos e estudiosos como por exemplo: René Le Senne, Gaston Berger, Wilhelm Reich e até o famoso Aristóteles

  Aliás muitos acreditam que a palavra caráter surgiu em suas primeiras citações entre o período de crescimento da filosofia grega, se é verdade isso eu não posso provar, fato é que os principais filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, a séculos antes de Cristo vieram sinalizando acerca da importância da boa índole, moral e ética na convivência. Hoje em dia a palavra caráter é tema de discussão não só na filosofia como também na sociologia, psicologia, psicanálise e teologia, mas e certo afirma que a filosofia teve o seu papel fundamental na expansão do conceito de caráter humano. Temos hoje também um grande número de frases filosóficas sobre caráter circulando nas redes sociais ditas por filósofos como; Aristóteles, Demócrito, Epicuro, Pitágoras e outros tantos... Todos defendendo a tese da importância da construção de um bom caráter para se viver de forma honesta e justa.

0 comentários