O Papel da Mãe na Formação do Caráter


  Deus deu aos pais a nobre responsabilidade de formar o caráter dos filhos segundo o modelo divino. Pela graça de Deus podem realizar a tarefa, mas esta tarefa exige esforço, paciência e firme decisão para guiar a vontade e restringir as paixões. 
  Uma plantação abandonada só produzirá arbustos, mato e espinhos. Quem deseja ter uma bela e farta colheita, deve primeiro preparar o solo e lançar as sementes, então capinar ao redor removendo o mato, afofando a terra, colocar adubo e como recompensa de todo o trabalho, logo vêm os brotos, a árvore cresce vem as flores e os ricos frutos como recompensa. O salmista nos mostra uma família cuja mãe é como uma oliveira frutífera e seus filhos como rebentos desta oliveira a roda da mesa (Salmos 128). A mãe é a que passa a maior parte do tempo junto dos filhos e ela tem a nobre missão de cuidar de cada criança como uma pequena plantinha que de frágil que é, precisa de cuidados e observação constante, e com o passar do tempo esta plantinha se tornará uma árvore frondosa e seus frutos são conhecidos entre os povos. A formação do caráter é a obra mais importante que já foi confiada ao ser humano; nunca antes na história da humanidade foi tão necessário o diligente estudo sobre a formação do caráter da criança. Nenhuma outra geração de crianças e adolescentes teve de enfrentar tão fortes ataques do inimigo de nossas almas como a presente geração e a mãe é a principal personagem na construção de um caráter reto e firme nos ensinamentos bíblicos.
  O mais importante trabalho dos pais, e em especial a mãe é de desenvolver o caráter dos filhos.
  Esta é a primeira obra, pois nelas estão envolvidos interesses eternos. A formação do caráter dos filhos é de muito maior importância que a carreira profissional ou outra conquista pessoal, mais essencial que a construção da própria casa para morar. Muitos são os pais que tem se demorado em planos e projetos na construção de um “futuro melhor para seus filhos”, trabalhando para ganhar mais e mais dinheiro, para comprar casas maiores e mais confortáveis e deixar gordas reservas financeiras para seus filhos e com isso esquecem de que mais importante que deixar este “mundo melhor”, é deixar filhos melhores neste mundo. Deixar filhos que não negociam os princípios e valores eternos, filhos que tem os olhos fitos nos céus e não na terra, filhos que entendem que não devem amar o mundo e nem as coisas que há no mundo, filhos que busquem com sabedoria e inteligência em primeiro lugar o Reino dos céus e a Justiça de Deus e vivam descansados crendo que todas as outras coisas estarão sempre aos cuidados de Deus e serão por Ele a medida da necessidade, acrescentados em suas vidas. O lar é a principal e mais importante escola para a formação do caráter. A escola e nem a igreja conseguem proporcionar as oportunidades para firmar o caráter de uma criança sobre fundamentos apropriados como o Lar. Todos nós nascemos sem educação e dia-a-dia no ambiente doméstico, é proporcionada para a criança a oportunidade de ser educada em princípios e valores eternos.
  Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. (Deuteronômio 6:6-7)
  O texto acima fala de tempo e tempo de qualidade no ensino da criança, apontando para a importância do ensino em casa, ao deitar e ao levantar e quem passa este tempo normalmente é a mãe uma vez que sendo o pai o provedor ficando ele a maior parte do dia fora no trabalho. A mãe é a principal instrutora das mais valiosas lições que guiará seus filhos por toda a vida. Lições de obediência, respeito, reverência, domínio próprio. Estas influências da educação no lar são uma força da mais alta relevância na decisão dos filhos para o bem ou para o mal. Quase sempre são estes ensinamentos de forma silenciosos e graduais, mas sendo exercidos na direção certa se tornará fator de grande alcance a favor da verdade e justiça. Se a criança não for instruída corretamente, satanás estará ao derredor esperando uma oportunidade para assumir a educação fazendo uso de fatores que ele mesmo escolherá como, por exemplo, em nossos dias o mau uso dos games violentos, das horas na internet e o uso de pornografia, na tentativa de lançar outros fundamentos que não o fundamento bíblico. Quão importante, pois, é a escola do lar!

Autor: Washington H. de Sá

2 comentários:

  1. Eu amei conhecer este site....Os temas abordados aqui são de grandes verdades e de profundo valor!!! Parabéns e muito grata por compartilhar conosco esse tão excelente conhecimento!

    ResponderExcluir