Caráter e o conceito de mau e bom caráter?


A bíblia é o livro do caráter de Deus, embora a palavra caráter apareça somente uma única vez na bíblia (Hebreus 1:3) traduzida como  “charaktēr” para "“imagem” no original grego. A bíblia destaca muitas atitudes de bom caráter por parte de homens de Deus, como por exemplo:

A obediência de Abraão ao entregar Isaque.

A fidelidade de Jó em não abandonar a Deus.

O temor de Davi em não matar Saul.

O amor de Jesus em se entregar como sacrifício.

  Mais precisamos entender o que significa a palavra caráter. Caráter significa: “Marca dos hábitos, comportamentos e valores que determinam a verdadeira essência do indivíduo” Caráter é o que você é sem mascara nos bastidores da vida ou como alguns dizem, caráter é aquilo que você é quando ninguém esta olhando. No censo comum só existem dois tipos de caráter definidos, o bom caráter é o mau caráter.

* O bom caráter: Geralmente no censo comum chamamos de bom caráter aquelas pessoas que demonstram possuir um bom comportamento com princípios é valores morais em sua vida, são pessoas honestas, justas, trabalhadoras. Ser um bom caráter é uma construção que vem desde à infância e tem grande influencia familiar.

* O mau caráter: Ser mau caráter é o oposto de ser bom caráter. Pessoas que praticam o mau-caratismo são pessoas perversas inclinadas a propagar o mal. O ser mau caráter não tem princípios na vida, não priva pelos valores sejam eles morais, espirituais ou familiares, chamamos pessoas assim de "sem caráter" Mas observe não existe uma pessoa "sem caráter" Todo ser humano possui caráter, seja ele bom ou ruim. Para entendemos melhor a estrutura do caráter e preciso somar:

* Hábitos + comportamento + personalidade + valores = caráter

* Hábitos é o conjunto de procedimentos diários de um indivíduo, pode ser aprendido ou desaprendido.

Comportamento é a atitude ou ações e reações que também envolve  a personalidade é o temperamento de cada individuo.

Valores é conjunto de critérios pelo qual valorizamos algo, os valores envolve a nossa forma de pensar é influencia diretamente muitas decisões em nossas vidas.

* Personalidade é o conjunto de traços psicológicos que determinam a individualidade de uma pessoa. 

  Tanto os hábitos como o comportamento, a personalidade e os valores podem servi de base para obtermos uma noção simples e básica do caráter de alguém quer seja bom caráter, quer seja mau caráter, ou seja sua "verdadeira essência" como definimos anteriormente. Seguindo o bom exemplo de caráter de Jesus Cristo acredito ser fundamental para nosso tempo pensarmos mais e mais na importância de construirmos um bom caráter não só diante de Deus como também sermos exemplos diante dos homens.

Autor: Pr. Oton Rodrigues

0 comentários