Como identificar um mau-caráter? ▶ Oton Rodrigues


  Tenho estudado a palavra caráter há anos, buscando entender seu conceito, sua definição e sua aplicação nos dias atuais, ou seja, o que é caráter para a sociedade moderna? O que é caráter para o jovem? O que é caráter para o senhor de idade? E assim por diante. Mas quero dizer que umas das perguntas mais difíceis que me deparei nesta jornada de estudos sobre caráter é esta “como identifica um mau-caráter” esta pergunta se torna difícil de responder, pelo fato da diversidade do comportamento humano e também pelo fato dos valores sociais e morais de cada cultura e individuo, mas vamos aqui tentar chegar à um senso comum acerca de como identificar o mau-caratismo nas pessoas. Para identificar um mau-caráter precisamos antes definir o que é mau-caratismo. 

  Mau-caráter é todo o individuo entregue a perversidade ou adepto da maldade, ou seja, alguém que não só tem a intenção maligna, mas também tem uma inclinação excessiva a maldade. Contudo não podemos afirma que ter um defeito de caráter, significar ser um mau-caráter, ser mau-caráter é bem diferente de ter defeitos de caráter. Ora o mau-caráter não só tem defeitos em seu caráter como também ele gosta da maldade, se sente bem fazendo o mau e praticando a perversidade. Mas vejamos quais características no comportamento de uma pessoa, pode sinalizar que ela seja um mau-caráter. 

1-) O mau-caráter esta constantemente praticando a maldade.

  O primeiro sinal do mau-caratismo nas pessoas é a constante inclinação pela maldade, uma coisa é alguém erra isoladamente uma vez só, outra coisa é o individuo que vive na mesma prática do mal constantemente, sem nenhum sinal de arrependimento ou remorso. O mau-caráter tem a tendência de ser infiel, mentir, roubar, enganar não só uma vez mas toda as vezes que sentir vontade, isto significa que ele planeja o mal, o erro já não é um acidente na vida do mau-caráter, mas um ato planejado. Podemos tomar como exemplo alguns casos policiais, em que a policia prende o marido por matar sua esposa, quando ele é levado para a delegacia, o delegado puxa a ficha criminal dele e leva um susto! Por quê? – Porque ele já tinha cometido 5 homicídios anteriores. Este homem já não é um individuo que ficou de cabeça quente e atirou sem querer, na verdade ele é um mau-caráter que gosta de matar, e será capaz de matar novamente desde que tenha a motivação necessária.

2-) O mau-caráter tem um traço profundo de egoísmo.

  Outro sinal de mau-caratismo que podemos perceber em comum na conduta de um mau-caráter é o egoísmo. Para o ser humano mau-caráter o importante é seu umbigo, ele só pensar em seu prazer pessoal, seus deleites, seus projetos. A verdade é que todos os seres humanos são egoístas por natureza, mas o egoísmo na vida do mau-caráter é um pequeno deus para ele, pois sua vida gira em torno de seu profundo egoísmo, se precisar roubar ele rouba, se precisar mentir ele menti, se precisar matar ele mata, o mau-caráter faz tudo pela conquista do seu objetivo. Tudo o que ele faz é pensando em si mesmo, por tal motivo o egoísmo é um sinal claro de mau-caratismo. 

3-) O mau-caráter não tem temor algum a Deus.

  O terceiro sinal presente na vida de um mau-caráter é a profunda falta de temor. O mau-caráter não esta nem ai, se alguém vai morrer, se alguém vai chorar, se alguém vai se ferir, o que importa para ele é o seu desejo realizado, por tal motivo o mau-caráter não tem temor algum por Deus ou respeito pelo próximo. Na convivência com um mau-caráter você vai percebe que ele não mede consequências para realização de um propósito, seja ele um propósito bom ou um propósito maligno.

4-) O mau-caráter nunca assumirá ser mau caráter.

  O quarto é ultimo sinal que pode evidenciar um ser humano mau-caráter talvez seja o mais perigoso, tudo pelo fato que, ninguém que é mau-caráter assumirá publicamente ser um mau-caráter. Se visitarmos os presídios com os piores bandidos e perguntarmos para eles; - Vocês se consideram um mau-caráter? Tenho certeza que a resposta seria – Não, eu não sou um mau-caráter. Se nem um serial killer assume ser um mau-caráter, quem dirá estas pessoas que estão disfarçadas no meio da sociedade, das famílias e das religiões. Tome muito cuidado, pois o mau-caráter é especialista em vender uma imagem de bonzinho, uma pessoa acima de qualquer suspeita, quando na verdade seus valores são invertidos é seu caráter é podre pelo pecado. 

  Encerro esta coluna deixando este alerta para você, analise bem seus amigos, seus contatos pois o mau-caráter é alguém que esta próximo da gente só esperando a oportunidade para expor seu mau-caratismo, eu sei que é bem verdade que não podemos impedir o mau-caráter de ser mau-caráter, porém podemos impedir o mau-caráter de nos ferir ou ferir quem tanto amamos, faça a oração do “pai nosso” pois na oração do pai nosso, Jesus nos ensinou a pedir à Deus para “livra-nos de todo mal” inclusive das pessoas de mau-caráter.

0 comentários