Os 10 mandamentos do caráter ▶ Oton Rodrigues


  Os 10 mandamentos do caráter nada mais são do que 10 princípios que norteiam o desenvolvimento e a sustentação de um caráter exemplar, seja para um líder, um pai, uma mãe, estes princípios quando cumpridos no dia à dia podem construir um caráter exemplar ao mundo. Vejamos quais são os 10 mandamentos do caráter.

1 - Acima de tudo, desenvolva um Caráter Exemplar

2 - Cuide de sua Família com Dignidade 

3 - Ensine o que é Moral as Crianças

4 - Agregue valores as pessoas ao seu Redor

5 - Repugne o mau-caratismo

6 - Não de descanso a injustiça

7 - Não aceite Atalhos

8 - Examine seus Atos

9 - Mantenha sua Integridade Intocável

10 - Dissemine Caráter ao Mundo

"Acima de tudo, desenvolva um Caráter Exemplar" (1 Mandamento)

  Sem um caráter exemplar o ser humano não chega a lugar algum, principalmente se tratando de líderes, gerentes, políticos e líderes religiosos. Ao homem nobre ter um caráter exemplar é mandamento, viver ao nível de ser um exemplo é para poucos, e são estes poucos que decidiram desenvolver um caráter digno de ser imitado, por tal motivo antes de tudo, antes da fama, antes da riqueza, antes do sucesso, eu descido desenvolver um caráter exemplar.

"Cuide de sua Família com Dignidade" (2 Mandamento)

  Família é tudo ao homem de caráter, ele zela pelo seu lar, tem cuidado com sua esposa, educa seus filhos e valoriza o seu casamento.

"Ensine o que é Moral as Crianças" (3 Mandamento)

  Ao homem nobre ensinar o que é moral as crianças não é perca de tempo, mas investimento que dinheiro nenhum paga. Moral tem a ver com “bons costumes” isto dentro dos padrões da cultura local, a moral também não tem viva própria, isto significa que se a moral não for preservada ela pode se perde, o homem ou mulher de caráter é alguém que ensina as crianças o que é moralmente bom.

"Agregue valores as pessoas ao seu Redor" (4 Mandamento)

  O homem nobre não pensa em só ele ter um bom caráter, mas ele também pensar em ajudar outras pessoas a desenvolverem um caráter valoroso, por tal motivo ele esta sempre agregando valores morais éticos e espirituais as pessoas que vivem ao seu redor.

"Repugne o mau-caratismo" (5 Mandamento)

  Mau-caratismo é a ação ou comportamento de quem é mau-caráter. O Homem de bom caráter ama as pessoas, porém repugna toda a obra perversa. 

"Não de descanso a injustiça" (6 Mandamento)

  O Homem de caráter nobre, nunca dará descanso a injustiça, vale a pena citar a famosa frase de Martin Luther king:O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons

"Não aceite Atalhos" (7 Mandamento)

  Os atalhos são perigosos ao caráter, por que eles oferecem a você o cumprimento de um desejo de forma rápida sem precisa vencer as etapas, mas geralmente de forma injusta e desonesta, um exemplo para ilustra o que é atalho, são as cartas de motoristas que são compradas hoje em dia, isto sem os participantes passar nos exames teórico e prático. Por tal motivo um homem de caráter nobre jamais aceita atalhos.

"Examine seus Atos" (8 Mandamento)

  Talvez este seja o mandamento mais voltado para si mesmo, pois caráter exempla não vem da noite para o dia, é um processo de construção minucioso, que necessita um policiamento constante de seus próprios atos, isto tanto para “construir” como para “manter” um bom caráter.

"Mantenha sua Integridade Intocável" (9 Mandamento)

  A integridade moral e espiritual do homem de caráter nobre nunca deve ser tocada por nenhum tipo de corrupção, ainda que à integridade física possa ser tocada por muitos ocorridos, como violência, acidentes entre outros, contudo a integridade moral e espiritual é um terreno que deve ser inabitável pelo erro.

"Dissemine Caráter ao Mundo" (10 Mandamento)

  O mundo precisa de caráter. Estamos vendo mortes, corrupção, roubos, furtos, estupros, homicídios, injustiças, pornografia e tudo o que é perverso, e a pergunta que fazemos é o que esta acontecendo com o mundo? Entre muitas respostas possíveis, acredito que o mundo precisa de pessoas com caráter excelente, isto para que possam servi de exemplo aos demais. O mundo não faz as pessoas, mas as pessoas fazem o mundo, que tipo de mundo faremos se nosso caráter for fraco?

0 comentários