O caráter segundo Aristóteles ▶ Oton Rodrigues


  Aristóteles (384 a.c à 322 a.c) Foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o grande, Juntamente com Platão e Sócrates, Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.
  Entre muitos assuntos abordados pelo filosofo Aristóteles, a ética é o que mais se aproxima do caráter humano, até porque para muitos estudos filosóficos, caráter é um dos significados da palavra ética. Embora ética é caráter andam relacionadas com a conduta humana, ambas tem significados diferentes, vejamos:

  Ética – Está relacionado as normas e procedimentos concernente a virtude humana e o bem estar.
Caráter – Já o caráter esta relacionado ao ato consumado do ser, isto é a conduta.
  Este conceito de caráter e conduta podemos encontra em uma citação de Aristóteles em seus escritos sobre o comportamento humano e suas virtudes. “Nosso caráter é resultado da nossa conduta

  Com base nesta citação do filosofo podemos concluir numa perspectiva simples que para Aristóteles caráter é um produto da conduta humana ou ato consumado, praticado, feito, concretizado. Mais é importante ressaltar que Aristóteles não deu muita ênfase a palavra caráter em seus escritos, embora tenha enriquecido o assunto da ética de tal forma que seus pensamentos sobre ética influenciaram toda filosofia ocidental.
  Portanto, concluo afirmando que Aristóteles foi um filosofo que pensou na virtude, na ética, na boa conduta, e sabemos que tudo isto colabora juntamente para o desenvolvimento da noção de caráter, pois um homem de bom caráter é um homem que prática a ética, é desenvolve virtudes.

0 comentários